Containers: qual usar para o transporte marítimo da sua carga?
  •  
    • pt-br
  •  
  • Home
  • /Sem categoria
  • /Quais containers são mais adequados para o transporte marítimo da sua carga?
Quais containers são mais adequados para o transporte marítimo da sua carga?

Quais containers são mais adequados para o transporte marítimo da sua carga?

Dentro da área de logística existem dois tipos de transporte marítimo de containers: o de cabotagem, que ocorre em território nacional e o internacional, que envolve exportação ou importação. Em ambos os casos é preciso ficar atento aos tipos de containers existentes e disponíveis no mercado. Isso vai garantir a melhor escolha na hora de transportar a sua carga.

No mercado brasileiro existem 14 tipos de containers. Para definir o modelo, são levadas em consideração questões como o tipo da carga que será transportada, quantidade de volumes, dimensões e o peso, além do modo de carregamento.

Para não errar na escolha, o ideal é contar com um serviço de logística especializado. Assim, a equipe prestará uma consultoria, que inclui também a indicação do tipo ideal de container.

Confira algumas variações:

– Para transporte de resfriados, congelados ou produtos que não podem ter variação de temperatura: são geralmente utilizados os containers refeers, que possuem equipamento próprio para condicionamento da temperatura. Eles mantém a temperatura entre – 35ºC e + 30°C, o que garante a qualidade de produtos como carnes, frutas, peixes e químicos, por exemplo.

– Para cargas secas: neste caso, os modelos dry são comumente utilizados. Eles possuem especificações diferenciadas de tamanho – 20 ou 40 pés. Este modelo é ideal para produtos transportados em caixas, pallets ou tambores.

– Para granel líquido: no caso de químicos ou gases, há um tipo de container específico. É o caso do modelo tanque ou Isotank, que tem uma estrutura super reforçada a fim de evitar acidentes.

– Para cargas com excesso de altura: nestes casos o carregamento acontece por cima do container e o modelo utilizado é o Open Top. Ele conta com teto removível, facilitando o processo.

– Para cargas com excesso de largura e/ou comprimento: o tipo utilizado nestes casos é o flat rack. Conta com portas rebatíveis, o que facilita o carregamento de cargas com excesso de comprimento.

– Container de apoio: o modelo MAFI é declarado por armador como apoio no carregamento da carga e pode também desembarcar com ela, auxiliando no transporte, geralmente utilizados para carregamento em navios Roro.

Especificações variadas
Além das especificações com base no tipo de carga, existem ainda tamanhos diferentes de containers. Os de 20’ representam, por exemplo, aproximadamente 6 metros de comprimento. Já os de 40’ possuem aproximadamente 12 metros de comprimento. Já a largura e a altura variam de acordo com o modelo.

Quer saber mais sobre o container ideal para o transporte marítimo da sua carga? Entre em contato com A DC Logistics Brasil e garanta assertividade.