LCL, o embarque Less than Container Load, e suas vantagens
  •  
    • pt-br
  •  
Embarque LCL e suas vantagens

Embarque LCL e suas vantagens

Você Sabia?

O transporte marítimo de cargas é dividido entre duas modalidades, o FCL (full container load) e o LCL (less than container load), sendo o FCL indicado para os casos em que o exportador tem carga suficiente para encher um container e o LCL em que o exportador não tem carga suficiente e, portanto, compartilhar o container com outros exportadores pode ser uma solução viável.

A maior vantagem desta modalidade de frete é que o custo total do frete é reduzido, uma vez que todas as taxas são rateadas entre todos os exportadores, já que cada um, paga somente pelo espaço utilizado. Os operadores logísticos, por sua vez, assim como transportadoras, economizam não apenas em espaço, mas também em número de viagens, horas pagas a funcionários e colaboradores, despesas contábeis e burocráticas e ganham muito em produtividade. Concentrar diversas cargas e lotes em unidades que sigam um padrão facilita não apenas o transporte de mercadorias, mas também seu controle e movimentação. Máquinas, equipamentos e toda a infraestrutura envolvida no processo pode seguir um mesmo padrão, o que sem dúvida barateia os processos e reduz os custos logísticos envolvidos.

Lembrando que o grande cuidado necessário é na descarga, já que, a partir daí, cada exportador tem a responsabilidade sob sua mercadoria.
O que vai definir o valor do frete nesta modalidade é o peso da mercadoria (tonelagem) x cubagem (m3) – sempre o que for maior.
Legalmente, cargas consolidadas, possuem e compartilham de um mesmo conhecimento de transporte, ou seja, é emitido usualmente, um MBL e um HBL para cada exportador envolvido na consolidada.

Fique atento! Em geral, os LCL são concentrados no porto de Santo para embarque. Portanto, sua mercadoria será recebida no terminal mais próximo da sua empresa para liberação aduaneira e seguirá via DTA para este porto para final consolidação.

Qualquer duvida, entre em contato conosco! Tenha um ótimo embarque!

Por: Ana Abreu – Inside Sales DC Logistics Brasil