Envolvidos na hora de realizar uma importação
  •  
    • pt-br
  •  
Quem são os envolvidos na hora de realizar uma importação?

Quem são os envolvidos na hora de realizar uma importação?

Atuar na área de comércio exterior é um constante trabalho em grupo, pois, na hora de efetuar qualquer operação, diversas pessoas atuarão em diferentes partes do processo e cada uma contribui de forma significativa para que tudo saia como o planejado.

Por isso, é importante que todos, de alguma forma, entendem o papel de cada um e sua participação nos processos, para que não surjam surpresas e dificuldades ao longo do caminho.

Entenda quem são e o que faz cada envolvido em um processo de importação.


Comprador e importador
Comprador é quem adquire algo mediante pagamento, seja um bem ou um serviço. O importador é quem realiza os procedimentos para que a aquisição feita pelo comprador chegue ao destino final.

Vendedor e exportador
Ao contrário do item anterior, o vendedor é quem vende um bem ou serviço mediante pagamento. O exportador é responsável por enviar a aquisição para o local indicado.

Fabricante
A legislação aduaneira exige a identificação do fabricante da mercadoria adquirida. É normal que o fabricante não tenha vínculo com o vendedor, mas, se a mercadoria atrasar ou for recebida indevidamente, o contato com o vendedor será muito importante, pois ele é o responsável pelo trabalho do fabricante e deverá resolver estas dificuldades.

Bancos e corretoras
Todos os pagamentos devem ser realizados em dinheiro. Normalmente, estes pagamentos são realizados através de uma empresa autorizada pelo Banco Central, para enviar e receber dinheiro de fora do país.

Na hora de realizar estes pagamentos o responsável financeiro deve fazer a cotação da moeda em casas de câmbio, fechar o negócio e enviar a documentação exigida para que seja emitido o contrato de câmbio, para que o Banco Central tenha melhor controle.

Caso se tenha cartão de crédito internacional ou transferir de alguma conta do exterior é possível, desde que tudo esteja dentro da lei.

Despachante aduaneiro
Toda mercadoria que entra no Brasil, deve realizar a nacionalização através do despacho aduaneiro diante da Receita Federal do Brasil e de outros órgãos que passam a depender da mercadoria.

O despachante aduaneiro é quem irá lhe auxiliar com os demais envolvidos no processo, inclusive órgãos públicos.

Comercial exportadora e importadora
Caso a intenção seja realizar um investimento de alto valor e não ter incômodos com isto, a melhor opção é procurar por uma empresa comercial exportadora e importadora. Elas auxiliarão na procura de produtos no exterior ou então ajudar na hora de vender determinada mercadoria, além de auxiliar na gora de utilizar de benefícios fiscais interessantes para diminuir ou isentar os tributos federais e ICMS.

Seguradora
Como o nome já diz, é responsável pelo seguro da carga. O sugerido é não embarcar nada sem seguro, o preço é baixo se comparado a proteção recebida.

Agente de carga
O agente de carga é responsável por planejar e executar toda a operação internacional, ou seja, desde a coleta da mercadoria até o destino final. Portanto, o agente de carga é um importante indivíduo dentro da operação.

Porto, aeroporto e zonas de fronteira alfandegada em zona primária
A entrada e saída de produtos importados deve ocorrer em áreas alfandegadas pela Receita Federal do Brasil. Estas áreas estão preparadas para realizar toda a logística, desde a armazenagem, movimentação e carregamento que a mercadoria venha a necessitar. O despacho aduaneiro não pode ocorrer enquanto a mercadoria não estiver dentro destas áreas, há exceções, mas não raras.

Transportadora rodoviária
Após a finalização do despacho aduaneiro, é preciso contratar uma transportadora. É importante que a mesma tenha uma frota disponível para atender a mercadoria e, assim que for programado o carregamento, os profissionais compareçam.

Como vimos, são diversos os envolvidos numa operação e todos contribuem para áreas específicas. Portanto, na hora de contratá-los pense em reduzir custos, mas priorize a qualidade do serviço.